Apresentar, segundo uma abordagem prática, uma visão ampla da filantropia como uma atitude de serviço ao próximo e à comunidade baseado na formação de valores e como elemento essencial para a conquista da felicidade pessoal e institucional.

Entrar em contato

OBJETIVO: 

Apresentar os conceitos de filantropia esteado em um conjunto de valores.

Discorrer sobre as diversas formas de filantropia e atitude cidadã.

Discutir e exemplificar maneiras para a formação e o desenvolvimento da atitude filantropa na criança e no jovem.

Identificar formas e benefícios da adoção de causas comunitárias e ambientais empresa.

Conceituar e refletir sobre formas de organização da sociedade civil organizada e sua gestão.

Apresentar os diversos aspectos da atuação voluntária.

PÚBLICO

Profissionais de empresas que objetivam compreender os métodos de pesquisa e sua aplicação para resolução de problemas empresarias, seja para individuos ou sob demanda para empresas.

QUANTO TEMPO VOCÊ VAI APRENDER

30 horas / 6 módulos.

 

COMO VOCÊ VAI APRENDER 

Abordagem conceitual e prática, formatação híbrida ( assícrona e sícrona) com uso de metodologias ativas. Atividades individuais e em grupos de forma sícrona e assincrona, apresentação de palestras de representantes de empresas com projetos socias, de organizações sociais e empresas de negócios socias, motagem de projeto de voluntariado em equipe.

 

 

 

 

Corpo Docente

  • img
    Vania D´Angelo Dohme

    Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), pos graduação em Marketing pela ESPM (1988), mestrad...

CRONOGRAMA:

CONCEITOS BÁSICOS – Parte I

Origem da filantropia;
Declaração universal dos direitos do homem e outros tratados;
Objetivos do milênio e Objetivos do desenvolvimento sustentável;
Visão da filantropia no mundo.

CONCEITOS BÁSICOS – Parte II

Valores;
A participação dos valores dentro do composto de competências;
O papel dos valores; 
na educação;
na família;
na comunidade;
na empresa;
Filantropia e a construção da felicidade;
Características da filantropia aula.

 

FILANTROPIA NA EDUCAÇÃO – Parte I

Evolução da criança e percepção do outro nas diversas faixas de crescimento;
Construção de uma visão mais ampla na criança e no jovem, construção de empatia com o próximo, atitude de irmandade, combate ao preconceito e reconhecimento da igualdade de direitos entre todos os seres.
Na família;
Na igreja;
Na escola;
Contribuição da educação informal;

FILANTROPIA NA EDUCAÇÃO – Parte II

Como construir uma postura altruísta e filantropa por meio do lúdico (jogos, histórias, dramatização e artesanato).

FILANTROPIA NA EMPRESA – Parte I

Cultura empresarial;
Filantropia como um dos valores da empresa;
Disseminação da cultura da filantropia no público interno e externo.
Voluntariado empresarial: 
definição da causa;
motivação;
gestão.

FILANTROPIA NA EMPRESA – Parte II

Marketing voltado para a construção de um mundo melhor.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E TERCEIRO SETOR – Parte I

Constituição;
Gestão;
Captação de recursos monetários e pessoais.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E TERCEIRO SETOR – Parte II

Empreendedorismo Social

VOLUNTARIADO – Parte I


Características do voluntário
Formas de voluntariar
Definição da causa a contribuir

VOLUNTARIADO – Parte II

PROJETO DE FILANTROPIA – TEORIA 

Execução de um projeto
Pontos importantes a serem focados em um projeto de filantropia
Parceiros de um projeto
Formas de constituição

PROJETO DE FILANTROPIA – PRÁTICA.

Formação e aperfeiçoamento
Satisfação e relacionamento com a felicidade

 

Veja mais cursos

ATENDIMENTO