O que é transustentabilidade? Como gerar inovação a partir de práticas regenerativas? 

Esse curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema da transustentabilidade a partir de uma abordagem sistêmica e complexa.  Preparar para mudanças exponenciais no atual contexto de transição socioecológica para uma sociedade mais sustentável e com práticas regenerativas das organizações, das comunidades e cidades.

 

 

Entrar em contato

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

O que é transustentabilidade? Como gerar inovação a partir de práticas regenerativas? 

Esse curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema da transustentabilidade a partir de uma abordagem sistêmica e complexa.

 

PARA QUE VOCÊ VAI APRENDER 

Desenvolver processos colaborativos e prototipagem de projetos sustentáveis e regenerativos aplicados a organizações, comunidades e cidades em diversos contextos socioculturais com ênfase no pensamento sistêmico. 

Compreender os princípios do pensamento sistêmico e complexo a fim de agir de forma sistêmica no mundo.Lidar com a dinâmica ecossistêmica das realidades complexas, voláteis, incertas, ambivalentes. 

Refletir sobre quem somos, onde estamos e para onde queremos ir enquanto indivíduos, sociedade (grupos/organizações/comunidades) e humanidade. 

Conhecer práticas transustentáveis aplicadas à diferentes contextos socioecológicos / bioculturais.

Desenvolver uma visão positiva de como contribuir para a construção de sistemas socioecológicos / bioculturais baseados nos princípios regenerativos.

Compreender a realidade socioecológica do contexto para a transição para organizações / cidades / comunidades mais afetivas, diversas, generosas e regenerativas.

Aprender a utilizar a ferramenta de advocacy para construir estratégias de incidência, transformar comportamentos e ações visando organizações / comunidades / cidades ecointeligentes, resilientes, sustentáveis e regenerativas.

Estimular o design colaborativo e a cocriação de estratégias e projetos de transição para um mundo transustentável.  

 

PÚBLICO ALVO

Administradores, Arquitetos e Urbanitas, Cientistas Sociais, Comunicólogos, Economistas, Engenheiros, Gestores, Psicólogos, Profissionais do Turismo e Lazer, Tecnólogos e interessados em desenvolver habilidades propostas pelo curso. 

 

CARGA HORÁRIA 

40 horas-aula distribuídas em 10 aulas de 04 horas.

 

COMO VOCÊ VAI APRENDER

Apresentação teórica-conceitual 

Aprendizagem baseada em problemas - Problem Based Learning

Aprendizagem baseada em projetos - Project Based Learning

Design colaborativo e ferramentas on-line para colaboração

Estudos de caso. 

 

 

 

Corpo Docente

  • img
    Sydney Cincotto Junior

    Doutor em Ciências Sociais / Antropologia pela PUC/SP. Pesquisador no Núcleo de Estudos da Complexidade – COMPLEXUS no Programa de Pós- Graduação em Ciências ...

  • img
    Vivian Blaso

    Pós-Doutoranda do Programa Cidades Globais no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/USP. Doutora em Ciências Sociais / Antropologi...

Veja mais cursos

ATENDIMENTO